
Câmara Municipal de Jataí - GO
Poder Legislativo
Lei Ordinária nº 4350 de 16 de Dezembro de 2021
Alterado(a) pelo(a)
Lei Ordinária nº 4401 de 11 de Maio de 2022
Alterado(a) pelo(a)
Lei Ordinária nº 4403 de 12 de Maio de 2022
Alterado(a) pelo(a)
Lei Ordinária nº 4466 de 06 de Outubro de 2022
Norma correlata
Lei Ordinária nº 4506 de 26 de Dezembro de 2022
Alterado(a) pelo(a)
Lei Ordinária nº 4612 de 27 de Outubro de 2023
Norma correlata
Lei Ordinária nº 4632 de 12 de Dezembro de 2023
Norma correlata
Lei Ordinária nº 4667 de 29 de Fevereiro de 2024
Norma correlata
Lei Ordinária nº 4715 de 21 de Junho de 2024
Alterado(a) pelo(a)
Lei Ordinária nº 4754 de 29 de Novembro de 2024
Art. 1º. –
Esta lei institui o Plano Plurianual para o período de 2022 a 2025 em cumprimento ao disposto no artigo 165, § 1º, da Constituição Federal.
- Referência Simples
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- 04 Out 2022
Citado em:- •
- Referência Simples
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- 04 Out 2022
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- Referência Simples
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- 04 Out 2022
Citado em:
Art. 2º. –
O Plano Plurianual tem como diretrizes:
I –
Promoção do Desenvolvimento Sustentável e Solidário;
II –
Realização de Políticas Públicas para a Cidadania, a Afirmação dos Direitos e da Justiça Social;
III –
Efetivação da Democracia, da Qualidade da Gestão Pública e a Ampliação da Participação Popular.
Art. 3º. –
Os objetivos estratégicos a serem alcançados pelo Plano Plurianual são:
I –
Estimular a geração de trabalho e emprego em vários setores da economia local, através do incentivo empreendedorismo, a fim de promover a geração e distribuição da renda;
II –
Implementar política municipal de abastecimento alimentar capaz de estimular a produção diversificada da agropecuária, a fim de incidir na geração de renda e empregos no campo, com atenção especial para a agricultura familiar;
III –
Qualificar a infraestrutura urbana e rural especialmente para resolver problemas estruturais pela intervenção em pontos estratégicos;
IV –
Promover o comprometimento de agentes públicos e privados com a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais através de estratégias de desenvolvimento sustentável;
V –
Estimular o desenvolvimento científico e tecnológico a fim de criar as bases para transformar nosso município em polo de referência;
VI –
Garantir o direito humano à saúde através da promoção de políticas públicas que efetivem o acesso universal aos serviços e ações em saúde desenvolvidos com qualidade e para efetivar a realização do Sistema Único de Saúde (SUS);
VII –
Garantir o direito humano à educação através da promoção de políticas públicas que efetivem a educação básica como mediação para a aprendizagem e o exercício da cidadania;
VIII –
Garantir o direito à assistência social através da promoção de política pública articulada e coordenada que promova e proteja, com prioridade, os segmentos sociais em situação de maior vulnerabilidade;
IX –
Garantir o direito à acessibilidade e à mobilidade através de ações e serviços adequados e que promovam a integração cidadã aos vários espaços urbanos;
X –
Garantir o direito humano à moradia adequada com atenção especial às populações de menor renda atuando na ampliação do acesso à moradia de interesse social;
XI –
Garantia do direito humano ao desenvolvimento artístico e cultural através de políticas públicas de promoção da cultura popular, do desporto e do lazer;
XII –
Contribuir com a promoção do direito de viver livre da violência através de ações de integração comunitária e de articulação as ações de segurança pública com cidadania;
XIII –
Garantir o direito à cidade através de mecanismos de participação da população nas definições sobre planejamento urbano e de inclusão de populações residentes em áreas de risco;
XIV –
Ampliar os programas de incentivo industrial, com presença forte e estratégica nos fóruns e instâncias regionais e estaduais;
XV –
Promover o acesso amplo e transparente à informação pública a fim de fortalecer o exercício da cidadania e da participação democrática;
XVI –
Garantir a participação qualificada, permanente e consistente da cidadania na definição e na implementação de políticas públicas municipais;
XVII –
Oferecer serviços públicos qualificados para a garantia de direitos da cidadania através da criação de condições físicas, de pessoal e de controle administrativo e financeiro;
XVIII –
Garantir recursos financeiros para a implementação das prioridades políticas municipais através do incremento do orçamento público com receitas próprias e com captação junto a órgãos federais e estaduais.
Art. 4º. –
Os Programas de Ação da Administração Pública Municipal, constantes em anexo, constituem-se nos instrumentos de organização das ações a serem desenvolvidas pelo Poder Público Municipal no período compreendido no Plano Plurianual.
Art. 5º. –
As metas físicas estabelecidas para o período do Plano Plurianual constituem-se em limite de programação a ser observado em cada Lei de Diretrizes Orçamentárias e em cada Lei Orçamentária, assim como em propostas para créditos adicionais.
Art. 6º. –
Os valores consignados a cada ação são referenciais e não se constituem em limites à programação das despesas expressas em cada Lei de Diretrizes Orçamentárias e em cada Lei Orçamentária, assim como em propostas para créditos adicionais.
Art. 7º. –
Os recursos que financiarão a programação constante no Plano Plurianual são oriundos de fontes próprias do Município, dos fundos, fundações e autarquia municipais, das transferências constitucionais, das operações de crédito firmadas, dos convênios com o Estado e a União e de parcerias com a iniciativa privada.
Art. 8º. –
A inclusão de novos programas bem como a exclusão ou alteração dos programas definidos nesta Lei serão propostos pelo Poder Executivo por meio de Projeto de Lei de revisão anual ou de revisões específicas.
§ 1º –
As leis de diretrizes orçamentárias, ao estabelecer as prioridades para o exercício seguinte, poderão promover ajustes no PPA desde que guardem consonância com as diretrizes estratégicas do Plano e com seu cenário de financiamento, mantendo-se os ajustes efetuados nos exercícios subsequentes.
§ 2º –
Considera-se alteração de programa:
I –
modificação da denominação, do objetivo, do público-alvo e dos indicadores e índices;
II –
inclusão ou exclusão de ações e produtos;
III –
alteração de título da ação orçamentária, do produto, da unidade de medida, das metas e custos.
§ 3º –
As alterações do PPA resultantes da mudança do cenário de financiamento do Plano, deverão ser objeto de projeto de lei específico a ser encaminhado ao Poder Legislativo, juntamente com a devida fundamentação.
Art. 9º. –
As codificações de programas e ações deste Plano serão observadas em cada Lei de Diretrizes Orçamentárias, em cada Lei Orçamentária Anual e em seus créditos adicionais, assim como nas Leis de revisão do Plano Plurianual.
Parágrafo Único –
Os códigos a que se refere este artigo prevalecerão até a extinção dos programas e ações a que se vinculam.
Art. 10. –
Somente poderão ser contratadas operações de crédito para o financiamento de projetos que estejam especificados no Plano Plurianual, observados os montantes de investimento correspondentes.
Art. 11. –
O Plano Plurianual e seus programas serão permanentemente acompanhados e anualmente avaliados.
§ 1º –
O acompanhamento da execução do PPA será feito com base na evolução da realização das ações previstas para cada programa tendo, para tal, como subsídios, entre outros o plano gerencial de execução e as informações de execução físico-financeira fornecidas pelos responsáveis pela execução.
§ 2º –
A avaliação do PPA será realizada com base nos objetivos, no desempenho dos indicadores previstos em cada Programa e no atingimento das metas físicas e financeiras, cujas informações serão apuradas pela Secretaria de Gestão e Planejamento nos termos estabelecidos nesta lei e outras determinações complementares operacionais estabelecidas pela Secretaria de Gestão e Planejamento.
§ 3º –
Para o atendimento do disposto neste artigo, o Poder Executivo instituirá Sistema de Acompanhamento e de Avaliação do Plano Plurianual, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento.
§ 4º –
O Poder Executivo elaborará e dará ampla publicidade ao relatório de avaliação do Plano Plurianual que conterá, pelo menos:
I –
análise das variáveis que embasaram a elaboração do Plano, explicitando, se for o caso, as razões das diferenças entre os valores previstos e realizados;
II –
demonstrativo, por programa e por ação, da execução física e financeira do exercício anterior e a acumulada, distinguindo-se as fontes de recursos, se oriundas do orçamento fiscal; das operações de crédito; dos convênios com o Estado e União; ou de parcerias com a iniciativa privada;
III –
demonstrativo, por programa e para cada indicador, do índice alcançado ao término do exercício anterior, comparado com o índice final previsto para o final do quadriênio;
IV –
análise, por programa, da possibilidade de alcance do índice final previsto para cada indicador e de cumprimento das metas físicas, relacionando, se for o caso, as medidas corretivas necessárias.
Art. 12. –
O Poder Executivo promoverá a participação da sociedade civil organizada no acompanhamento e na avaliação e na revisão do Plano Plurianual nos termos da legislação municipal.
Art. 13. –
Os órgãos responsáveis pelos programas e ações indicarão servidores que se responsabilizarão pela execução e pelo fornecimento de informações necessárias ao monitoramento da execução e a avaliação do Plano.
Art. 14. –
Os servidores responsáveis pela execução dos programas deverão:
I –
elaborar plano gerencial de execução dos programas e submetê-los à apreciação pela Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento;
II –
registrar, na forma determinada pela Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento, as informações referentes à execução física e financeira dos programas e ações;
III –
elaborar quadrimestralmente relatórios de monitoramento e anualmente relatórios de avaliação a serem encaminhados à Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento até o dia 31 de maio do exercício subsequente;
Art. 15. –
O Poder Executivo, por intermédio da Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento, divulgará por meio eletrônico e no placar da Prefeitura Municipal a íntegra desta lei, bem como as alterações consolidadas e os relatórios anuais, num prazo de até 60 (sessenta) dias após sua respectiva aprovação.
Art. 16. –
Esta Lei entra em vigor em 1º de janeiro de 2022.
Art. 17. –
Revogam-se as disposições em contrário.
Diário Oficial
Diário Oficial Eletrônico do Município de Jataí - GO 2095/2021
(20 de Dezembro de 2021)
Normas Relacionadas
Autógrafo da Norma:
Autógrafo nº 845 de 16 de Dezembro de 2021
Alterado(a) pelo(a)
Lei Ordinária nº 4401 de 11 de Maio de 2022
Alterado(a) pelo(a)
Lei Ordinária nº 4403 de 12 de Maio de 2022
Alterado(a) pelo(a)
Lei Ordinária nº 4466 de 06 de Outubro de 2022
Norma correlata
Lei Ordinária nº 4506 de 26 de Dezembro de 2022
Alterado(a) pelo(a)
Lei Ordinária nº 4612 de 27 de Outubro de 2023
Norma correlata
Lei Ordinária nº 4632 de 12 de Dezembro de 2023
Norma correlata
Lei Ordinária nº 4667 de 29 de Fevereiro de 2024
Norma correlata
Lei Ordinária nº 4715 de 21 de Junho de 2024
Alterado(a) pelo(a)
Lei Ordinária nº 4754 de 29 de Novembro de 2024
Matéria Legislativa
Projeto de Lei Ordinária do Executivo nº 67 de 2021
Autoria: Humberto de Freitas Machado - Prefeito
Autoria: Humberto de Freitas Machado - Prefeito
Documentos Administrativos Vinculados a Matéria
PPL - Parecer de Proposições Legislativas nº 103/2021 (Executivo)
Data: 1 de Setembro de 2021
Data: 1 de Setembro de 2021
Assinatura Digital
Acacio Micena Coutinho
Assinado em: 1 de Setembro de 2021 às 14:03
“Dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio de 2022/2025, do Município de Jataí, Estado de Goiás” legalidade.
Os Textos Articulados tem cunho informativo, educativo, e é a fonte de publicação eletrônica da Câmara Municipal de Jataí dada sua capacidade de abrangência, porém, quanto aos textos normativos, não dispensa a consulta aos diários oficiais e textos oficiais impressos para a prova da existência de direito, nos termos do art. 376 do Código de Processo Civil.
* ALERTA-SE, quanto as compilações:
O Dicionário Jurídico Brasileiro Acquaviva define compilação de leis como a “reunião e seleção de textos legais, com o fito de ordenar tal material, escoimando-o das leis revogadas ou caducas. A compilação tem por finalidade abreviar e facilitar a consulta às fontes de informação legislativa. Na compilação, ao contrário do que ocorre na consolidação, as normas nem mesmo são reescritas.”
PORTANTO:
A Compilação de Leis do Município de Jataí é uma iniciativa mantida, em respeito a sociedade e ao seu direito a transparência, com o fim de contribuir com o moroso processo de pesquisa de leis e suas relações. Assim, dado às limitações existentes, a Compilação ofertada é um norte relevante para constituição de tese jurídica mas não resume todo o processo e, não se deve, no estágio atual, ser referência única para tal.
O Dicionário Jurídico Brasileiro Acquaviva define compilação de leis como a “reunião e seleção de textos legais, com o fito de ordenar tal material, escoimando-o das leis revogadas ou caducas. A compilação tem por finalidade abreviar e facilitar a consulta às fontes de informação legislativa. Na compilação, ao contrário do que ocorre na consolidação, as normas nem mesmo são reescritas.”
PORTANTO:
A Compilação de Leis do Município de Jataí é uma iniciativa mantida, em respeito a sociedade e ao seu direito a transparência, com o fim de contribuir com o moroso processo de pesquisa de leis e suas relações. Assim, dado às limitações existentes, a Compilação ofertada é um norte relevante para constituição de tese jurídica mas não resume todo o processo e, não se deve, no estágio atual, ser referência única para tal.