Análises de Similaridade (Requerimento nº 256 de 2025)
Matéria Comparada | Data da Análise | Similaridade | Nome do Algoritmo de IA | Análise de Similaridade |
---|---|---|---|---|
Requerimento nº 525 de 2025 | 02/07/2025 | 95% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos e redação de documentos oficiais em uma câmara municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados. Meu foco reside no conteúdo, na intenção dos pedidos, nos beneficiários e nas localidades, desconsiderando os autores para esta avaliação. Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosIdentificação do Assunto e LocalidadeAo comparar o conteúdo do REQ 525/2025 com o REQ 256/2025, observa-se que ambos os documentos solicitam o mesmo tipo de benefício: a instalação de redutores de velocidade. Contudo, as localidades para as quais tais benefícios são pleiteados são distintas. O REQ 525/2025 direciona o pedido para a Avenida B, nas proximidades do nº 92, entre as ruas 2 e 3, no bairro Vila Sofia, enquanto o REQ 256/2025 solicita a intervenção na Avenida 7 de Setembro, nas imediações da praça em frente ao Condomínio Itália. Ambas as localidades estão situadas no município de Jataí, Estado de Goiás. Descrição Detalhada dos Pedidos
Semelhança Percentual entre os DocumentosConsiderando a solicitação e o beneficiário como elementos centrais para a avaliação da similaridade, e desconsiderando os autores e a especificidade da localidade para este cálculo percentual, a semelhança entre o REQ 525/2025 e o REQ 256/2025 é substancial. Ambos os requerimentos visam a implementação de medidas de segurança viária (redutores de velocidade) para proteger a mesma categoria de beneficiários (moradores e, em particular, crianças), justificando-se pela mesma problemática (tráfego em alta velocidade e risco de acidentes). A natureza do pedido e o público-alvo são conceitualmente idênticos. A semelhança percentual entre os documentos, focando na solicitação e no beneficiário, é de [[ 95% ]]. |
Requerimento nº 264 de 2025 | 10/07/2025 | 95% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos em uma câmara municipal, com vasta experiência em redação de documentos oficiais, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados. A avaliação se concentrará no conteúdo, na intenção dos pedidos, nos beneficiários e nas localidades, desconsiderando os autores, conforme solicitado. Análise Comparativa de RequerimentosREQ 264/2025 e REQ 256/2025: Mesmo Benefício para a Mesma Localidade?Ao analisar o conteúdo do REQ 264/2025 e do REQ 256/2025, verifica-se que, embora ambos os documentos visem aprimorar a segurança viária e a circulação de pedestres, eles não solicitam o mesmo benefício para a mesma localidade. A principal diferença reside nas localidades específicas e na terminologia exata do benefício solicitado. Enquanto o objetivo geral de ambos é a redução da velocidade dos veículos para a segurança de pedestres, as intervenções propostas são nomeadas de forma distinta e aplicadas em endereços diferentes. Descrição Sucinta dos Pedidos, Beneficiários e Localidades
Semelhança Percentual entre os DocumentosFocando na solicitação e no beneficiário, e desconsiderando os autores, a semelhança entre o REQ 264/2025 e o REQ 256/2025 é considerável. Ambos os documentos buscam uma intervenção física para controlar a velocidade do tráfego e aumentar a segurança de usuários vulneráveis em áreas de grande movimentação de pessoas. A "travessia elevada para pedestres" (REQ 264/2025) é, por sua natureza, um tipo de "redutor de velocidade" (REQ 256/2025), e ambos os pedidos visam proteger pedestres e crianças. A intenção e o público-alvo são altamente alinhados. Considerando a natureza da solicitação (controle de velocidade para segurança de pedestres) e o perfil dos beneficiários (população vulnerável em áreas de fluxo), a semelhança percentual entre os documentos é de: [[ 95% ]]. |
Requerimento nº 531 de 2025 | 11/07/2025 | 85% | gemini-2.5-flash |
Prezados, Como especialista em produção de textos legislativos, procedo à análise comparativa dos documentos REQ 531/2025 e REQ 256/2025, com foco no conteúdo, na intenção dos pedidos, nos beneficiários e nas localidades, desconsiderando os autores para esta avaliação. Análise Comparativa dos RequerimentosOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade?Não, os textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade. Embora ambos os requerimentos tratem da temática de redutores de velocidade para aprimorar a segurança no trânsito, as ações solicitadas e as localidades específicas são distintas. O REQ 531/2025 solicita um estudo de viabilidade técnica para implantação, enquanto o REQ 256/2025 solicita a instalação direta. Além disso, as avenidas e os pontos de referência citados em cada documento são completamente diferentes. Descrição dos Pedidos, Beneficiários e LocalidadesREQ 531/2025 Este requerimento solicita ao Poder Executivo que realize um estudo de viabilidade técnica para a implantação de redutores de velocidade. Os beneficiários do pedido são os moradores e empresários da localidade, visando a segurança e a melhoria da trafegabilidade. A localidade citada é a Avenida 31 de Maio, no perímetro compreendido entre o depósito da J. Cruzeiro Materiais para Construção e a rotatória que dá acesso ao Jatahy Shopping, no município de Jataí, Goiás. REQ 256/2025 Este requerimento solicita à Prefeitura de Jataí, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito, a instalação de redutores de velocidade. Os beneficiários do pedido são os moradores e crianças que utilizam a praça para lazer, recreação e atividades físicas, buscando garantir a segurança da comunidade. A localidade citada é a Avenida 7 de Setembro, nas imediações da praça em frente ao Condomínio Itália, no município de Jataí, Goiás. Semelhança Percentual entre os DocumentosAo desconsiderar os autores e focar exclusivamente na solicitação e nos beneficiários, a semelhança percentual entre o REQ 531/2025 e o REQ 256/2025 é de [[ 85% ]]. Esta porcentagem reflete a alta similaridade no tipo de medida solicitada (redutores de velocidade) e no propósito geral (segurança no trânsito para a comunidade local). Embora um solicite um estudo e o outro a instalação, ambas as ações estão intrinsecamente ligadas ao mesmo objetivo final. Os beneficiários, embora com especificidades distintas (empresários versus crianças), são ambos segmentos da população local que se beneficiariam da melhoria da segurança viária. A diferença nas localidades é um fator determinante para a distinção dos requerimentos em sua aplicação prática, mas para o cálculo da similaridade focado na solicitação e no beneficiário, a essência do pedido e o público-alvo apresentam considerável sobreposição. |
Requerimento nº 526 de 2025 | 07/07/2025 | 85% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos em uma câmara municipal, com experiência em redação de documentos oficiais, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados. Análise Comparativa de RequerimentosA presente análise visa identificar a similaridade de conteúdo e intenção entre o REQ 526/2025 e o REQ 256/2025, focando no objeto da solicitação, nos beneficiários e nas localidades, desconsiderando os autores. Comparação de Benefício e LocalidadeAo examinar o conteúdo de ambos os requerimentos, constata-se que não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade. As solicitações são distintas em sua natureza e os locais de intervenção são diferentes. Descrição Detalhada dos Pedidos
Semelhança Percentual entre os DocumentosA semelhança percentual entre o REQ 526/2025 e o REQ 256/2025, focando na solicitação e no beneficiário e desconsiderando os autores, é de [[ 85% ]]. Embora as intervenções específicas (construção de calçadas versus instalação de redutores de velocidade) e as localidades exatas sejam distintas, a natureza da solicitação e o perfil dos beneficiários apresentam alta similaridade. Ambos os requerimentos visam aprimorar a infraestrutura urbana e a segurança em espaços públicos para a população local, especialmente para pedestres e crianças, que são usuários vulneráveis desses ambientes. A intenção subjacente em ambos é a melhoria da qualidade de vida e a prevenção de riscos à integridade física dos cidadãos em áreas de grande circulação. |
Requerimento nº 508 de 2025 | 26/06/2025 | 75% | gemini-2.5-flash |
Este parecer técnico tem como objetivo analisar e comparar o conteúdo de dois requerimentos apresentados à Câmara Municipal de Jataí, identificando se tratam do mesmo assunto, com foco no benefício solicitado, nos beneficiários e nas localidades. Os documentos em questão são o REQ 508/2025 e o REQ 256/2025. Análise Comparativa dos PedidosAo examinar o REQ 508/2025 e o REQ 256/2025, observa-se que, embora ambos os documentos abordem a temática da segurança viária e a redução de velocidade de veículos para a proteção de pedestres e moradores, eles não solicitam o mesmo benefício para a mesma localidade específica. O REQ 508/2025 solicita ao Poder Executivo estudos técnicos para implantação de uma faixa elevada para travessia de pedestres. O benefício principal é a segurança na travessia de pedestres e a redução da velocidade dos veículos. Os beneficiários diretos são os moradores da região e a Igreja Assembleia de Deus Pentecostal do Espírito Santo. A localidade específica para a intervenção é a Avenida Araxá, Setor Fabriny. Por sua vez, o REQ 256/2025 solicita a instalação de redutores de velocidade. O benefício visado é a segurança geral da comunidade e a prevenção de acidentes devido ao tráfego em alta velocidade. Os beneficiários são os moradores e crianças que utilizam a praça nas proximidades. A localidade indicada para a intervenção é a Avenida 7 de Setembro, nas imediações da praça em frente ao Condomínio Itália. Portanto, apesar de compartilharem a preocupação com a segurança no trânsito e a intenção de mitigar a alta velocidade dos veículos, os requerimentos divergem quanto ao tipo exato de intervenção (faixa elevada versus redutores de velocidade genéricos) e, crucialmente, quanto às localidades e aos grupos de beneficiários específicos, embora ambos visem a segurança de residentes. Semelhança PercentualAo desconsiderar os autores e focar na solicitação e nos beneficiários, a similaridade entre o REQ 508/2025 e o REQ 256/2025 pode ser calculada considerando os seguintes pontos:
Considerando a forte similaridade na finalidade da solicitação (segurança viária, redução de velocidade) e na categoria da intervenção (dispositivos de tráfego), bem como a presença do grupo "moradores" como beneficiário central em ambos, a similaridade é considerável, apesar das diferenças de detalhe e localização. A semelhança percentual entre os documentos, focando na solicitação e no beneficiário, é de [[ 75% ]]. |
Requerimento nº 537 de 2025 | 16/07/2025 | 60% | gemini-2.0-flash-exp |
Análise Comparativa dos Textos LegislativosOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não, os textos não solicitam o mesmo benefício para a mesma localidade, embora ambos tratem da instalação de redutores de velocidade. Descrição Sucinta dos Pedidos
Similaridade Percentual A similaridade entre os documentos, focando na solicitação (instalação de redutores de velocidade) e no tipo de beneficiário (moradores), é de aproximadamente [[ 60% ]]. A similaridade não é total pois os locais são distintos e a justificativa também. |
Requerimento nº 213 de 2025 | 28/05/2025 | 30% | gemini-2.0-flash-exp |
Análise Comparativa dos Textos Legislativos
Não, os textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade, embora ambos se refiram a áreas próximas ao Condomínio Itália em Jataí.
[[ 30% ]] |
Requerimento nº 183 de 2025 | 10/07/2025 | 20% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos em uma câmara municipal, com experiência em redação de documentos oficiais, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados. Análise Comparativa de Requerimentos Legislativos MunicipaisComparação de Conteúdo e IntençãoOs textos REQ 256/2025 e REQ 183/2025 não solicitam o mesmo benefício para a mesma localidade. Embora ambos os documentos sejam requerimentos legislativos da Câmara Municipal de Jataí e visem melhorias na infraestrutura urbana e segurança viária, as solicitações específicas e as localidades designadas são distintas. Descrição Detalhada dos PedidosO REQ 256/2025 solicita à Prefeitura de Jataí, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito, a instalação de redutores de velocidade na Avenida 7 de Setembro, nas imediações da praça em frente ao Condomínio Itália, na cidade de Jataí. Os beneficiários diretos deste pedido são os moradores e crianças que utilizam a praça para lazer e atividades, bem como a comunidade local que transita pela via, visando a prevenção de acidentes e a garantia de maior segurança. O REQ 183/2025 requer um estudo de viabilidade técnica para a construção de canteiro central na Avenida Leomar Ferreira de Melo, especificamente no trecho compreendido entre a rotatória da Av. João Otoni de Carvalho (Cidade Jardim 1) até a Rua Nazira Ibrahim do Prado (Cidade Jardim 2), também em Jataí. Os beneficiários deste pedido são os moradores dos bairros Cidade Jardim 1, Residencial Jardim Jataí, Cidade Jardim 2, e futuramente o Condomínio Reserva Aurora, com o objetivo de organizar o fluxo de trânsito, oferecer locais seguros para travessia de pedestres e valorizar o espaço urbano. Semelhança PercentualConsiderando a solicitação específica, o beneficiário direto e a localidade exata, a similaridade entre o REQ 256/2025 e o REQ 183/2025 é baixa. Embora ambos os requerimentos tratem de melhorias na infraestrutura de trânsito na mesma municipalidade, as intervenções propostas (redutores de velocidade versus canteiro central) e os locais de aplicação (Avenida 7 de Setembro versus Avenida Leomar Ferreira de Melo) são distintos. A similaridade se restringe ao formato do documento, à natureza geral da demanda (segurança viária urbana) e ao órgão destinatário. A semelhança percentual entre os documentos, focando na solicitação e no beneficiário, é de [[ 20% ]]. |
Requerimento nº 450 de 2025 | 08/06/2025 | 20% | gemini-2.0-flash-exp |
Análise Comparativa de Requerimentos
Não.
[[ 20% ]] |
Requerimento nº 158 de 2025 | 10/07/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos, com experiência na redação de documentos oficiais em uma câmara municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados. Análise Comparativa de RequerimentosA presente análise visa determinar a similaridade de conteúdo e intenção entre o REQ 256/2025 e o REQ 158/2025, focando nos pedidos, beneficiários e localidades, desconsiderando os autores. Comparação de Benefício e LocalidadeAo examinar o conteúdo de ambos os requerimentos, constata-se que não estão solicitando o mesmo benefício para a mesma localidade. Cada documento aborda uma intervenção específica em pontos geográficos distintos do município. Descrição Detalhada dos PedidosO REQ 256/2025 solicita à Prefeitura de Jataí, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito, a instalação de redutores de velocidade. O pedido visa beneficiar a segurança de moradores e crianças que frequentam a praça e utilizam a via para lazer e atividades físicas. A localidade específica para esta intervenção é a Avenida 7 de Setembro, nas imediações da praça em frente ao Condomínio Itália, em Jataí. Por sua vez, o REQ 158/2025 requer o estudo de viabilidade para a construção de uma rotatória. O objetivo é melhorar a organização do tráfego e proporcionar mais segurança para motoristas e pedestres, além de reduzir o risco de acidentes. A localidade indicada para esta solicitação é a confluência das Vias Av. Externa, com a Rua 19, Rua 21 e Av. Perimetral, localizado entre os bairros Setor Recanto da Mata e Colmeia Park, também em Jataí. Semelhança Percentual entre os DocumentosConsiderando a natureza das solicitações, os beneficiários e as localidades, a semelhança entre o REQ 256/2025 e o REQ 158/2025 é baixa. Embora ambos os requerimentos se insiram no amplo escopo da segurança e organização do trânsito no município de Jataí, as soluções propostas são distintas (redutores de velocidade versus rotatória), os problemas específicos que buscam resolver são diferentes (excesso de velocidade em uma via versus complexidade de um cruzamento de múltiplas vias), e as localidades são completamente diversas. Os beneficiários, embora ambos incluam pedestres e a busca por segurança, têm focos ligeiramente distintos em suas justificativas. Portanto, a semelhança percentual entre os documentos, focando na solicitação e no beneficiário, é de [[ 15% ]]. |