Intenção é desenvolvimento socioafetivo e cognitivo
Mães e cuidadoras de pessoas com deficiência (PCD) também precisam de cuidados

Notícias

Público - 31 de Outubro de 2024 às 13:56 - por: Francisco Cabral Público - 31 de Outubro de 2024 às 13:56 - por: Francisco Cabral Público - 31 de Outubro de 2024 às 13:56 - por: Francisco Cabral Privado - 31 de Outubro de 2024 às 13:56 - por: Francisco Cabral Privado - 31 de Outubro de 2024 às 13:55 - por: Francisco Cabral Privado - 31 de Outubro de 2024 às 13:52 - por: Francisco Cabral Privado - 31 de Outubro de 2024 às 13:52 - por: Francisco Cabral

Genilson quer capacitação sobre autismo nas escolas

Profissionais da educação aprenderiam a lidar com alunos com o transtorno
Compartilhe: Facebook X.com WhatsApp Linkedin Copiar Link
O vereador Genilson Santos sugeriu ao executivo a realização de capacitação sobre autismo nas escolas, voltada a todos os profissionais da educação da rede municipal de ensino. “Quando o assunto é aprendizagem, os nossos professores e demais profissionais da educação precisam lidar diariamente com crianças e adolescentes com características bem particulares, e esse desafio pode ser ainda maior, quando se trata de alunos dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), devido à complexidade do transtorno em diversas vertentes”, disse ele. “Dentre as dificuldades encontradas para a inclusão de crianças com TEA nas escolas, está a falta de conhecimentos técnicos e instrumentos específicos que ofereçam suporte à prática dos profissionais da educação e às escolas. A formação desses profissionais para lidar com crianças e jovens que estão dentro do espectro autista não é mais uma escolha, mas uma necessidade. E sendo assim precisamos capacitar não só professores e profissionais de apoio, como também diretores, coordenadores e demais colaboradores nas escolas e nos Cmeis, para que os mesmos tenham não só uma orientação pedagógica, como também de técnicas de manejo para acolher e incluir essas crianças. Essa capacitação é muito importante, porque o autismo tem suas particularidades, assim como toda deficiência. Cada pessoa com autismo é diferente uma da outra, então é essencial ter profissionais capacitados para saber lidar com essas particularidades, uma vez que também é tudo muito novo e melindroso para os mesmos”.
Matéria Legislativa
REQ 217/2024 - Requerimento
Protocolo: 493/2024 | Data de Apresentação: 14 de Outubro de 2024
Autoria: Genilson Santos
“Requer estudo técnico que viabilize a realização de capacitação com a abordagem: Autismo na Escola – Estratégias e Inclusão, voltada para todos profissionais da educação da rede municipal de ensino”.
Localização Atual:  Departamento Legislativo - DL
Status:  Proposição aprovada
Ultima Ação:   Proposição Aprovada em votação única.
Data da última Tramitação:  22 de Outubro de 2024
Foi a plenário em:
22 de Outubro de 2024 - Aprovado -